Como abrir uma empresa?

Como um contador pode ajudar sua empresa

Nada como poder realizar seu sonho. Abrir uma empresa é muitas vezes colocar em prática aquilo que você acredita poder ajudar as pessoas, é compartilhar experiências que com você deram certo ou podem dar certo. Por não ser uma tarefa tão fácil e para ajudar você nesta jornada o grupo Keeper produzimos este conteúdo para te ajudar . Este guia dará a você uma visão detalhada sobre o assunto confira.

 

Para facilitar você pode baixar no seu computador ou celular e ir seguindo o passo a passo.

 

 

Confira o que você verá aqui:

 

O que é CNPJ?

Como abrir um CNPJ de empresa?

Quais são os tipos de CNPJ?

Enquadramento tributário qual o melhor?

Qual a melhor contabilidade para o meu negócio?

 

 

O que é CNPJ?

O CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Este é oficializar a forma de como as pessoas vão firmar negócio com você, é como se fosse um CPF. Com o CNPJ você firma contrato e também faz compras, abre conta bancária e é visto perante os órgãos fiscalizadores e tributários.

 

Este número vai te acompanhar enquanto você tiver a empresa. A relação empresa e empregado será por ele como também seu contrato com possíveis clientes e se for comercializar produto a emissão das notas será identificada por ele.

 

Com o CNPJ você garante a origem do serviço ou produto, torna se vivo perante o mercado.

 

Vários órgãos públicos e privados utilizam este número para localizar a sua empresa podendo inclusive fiscalizar para saber se está em conformidade com o funcionamento tanto dos serviços ou produtos ofertados como também impostos a serem recolhidos.

 

Como abrir um CNPJ de empresa?

 

Primeiro passo importante é você reunir algumas informações e documentos.

Informações: nome da empresa, nome fantasia e atividade que será realizada.

Documentos pessoais: cópia autenticada do RG, cópia simples CPF, certidão de casamento ( se casado), carteira do órgão regulamentador (como OAB, CRA, CREA, CORE, entre outros),cópia simples do comprovante de endereço, última declaração do IR(imposto de renda)

Documentos futura empresa: cópia simples do comprovante de endereço comercial onde será a sede da empresa, cópia do IPTU(Imposto Predial e Territorial Urbano) ou outro documento que contenha a inscrição imobiliária, atividade da empresa e nome fantasia.

 

Após esta etapa veja um contador da sua confiança, lembrando que é muito importante que o mesmo tenha conhecimento suficiente para enquadrar corretamente sua empresa. Esta etapa é tão importante que dependendo da forma que é feito pode comprometer seus bens.

 

Ser especializado no seu negócio também faz a diferença pois cada seguimento tem uma particularidade e nessa hora é bom contar com dicas para ter uma empresa criada de forma estruturada.

 

Também não pode esquecer que todos os tipos de empresa, exceto MEI, precisam de  um serviço contábil que caminhe lado a lado com você para orientar e validar as informações que serão encaminhadas aos órgãos públicos competentes.

 

Uma das orientações é se a atividade que você pretende realizar no endereço informado pode ser desenvolvida no local.

 

Além disso o nome que pretende dar a empresa também precisa verificar se já não está sendo usado para evitar que no futuro você seja informado que não pode usar.

 

Uma assessoria completa vai te dar uma visão geral inclusive dos custos para esta abertura, como gastar menos para sobrar mais para você investir.

 

Quais são os tipos de CNPJ?

 

Conhecer os tipos de CNPJ fará com que o empreendedor junto com a sua contabilidade  analise o melhor formato para o seu negócio. Vamos citar alguns:

 

Entre os tipos de CNPJ que existem temos o MEI – Microempreendedor Individual. Este modelo apesar de simples traz com ele poucas possibilidades para atividades a serem realizadas, faturamento e quantidade de funcionários . Nele você também não tem a possibilidade de ter sócios.

 

Temos também a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) a principal característica é que separa o patrimônio pessoal do empresarial e permite que uma pessoa sozinha seja sócia do negócio.

 

Já a Limitada (LTDA) precisa de mais de um sócio para abertura, o Capital Social Cotas definidas previamente em contrato social responsabilidade dos sócios é limitada ao valor das cotas integralizadas ; existe flexibilidade nas regras da administração; não há necessidade de prazo de mandato do administrador, o voto é proporcional à cota. Quanto maior o valor das cotas, maior o poder.

 

Outra é a S.A capital dividido em ações, responsabilidade dos acionistas é limitada ao preço de emissão das ações,não há flexibilidade nas regras da administração,o mandato da diretoria e do conselho podem ser de até 3 anos, o voto se dá por ações ordinárias nominativas. O acionista com o maior número de ações, tem maior poder.

Sociedade Simples

É um tipo de CNPJ para mais de um sócio. Neste caso, os profissionais que abrem uma Sociedade Simples precisam exercer a mesma atividade econômica. Um exemplo, um grupo de advogados , poderiam abrir uma sociedade desta forma.

Essas são sociedades de natureza intelectual, científica, literária ou artística.

 

Sociedade Anônima

As Sociedades Anônimas, S.A., neste CNPJ possui acionistas– ao invés das quotas são distribuídas ações.

Elas também oferecem a separação do patrimônio pessoal do patrimônio da empresa

Enquadramento tributário qual o melhor?

 

Estar no Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real está relacionado ao faturamento por isso o contador poderá te ajudar nesta definição e pode considerar o planejamento do seu negócio antes de definir o enquadramento tributário.

Esse é um fator muito importante, aqui se define se pagará muito ou pouco de imposto dependendo do seu negócio.

 

Qual a melhor contabilidade para o meu negócio?

 

A tecnologia chegou para ajudar por isso uma empresa que possui uma equipe rápida e com conhecimento a tendência é você ter resultados mais rápidos seja ele no formato on-line ou presencial.

 

A escolha destes formatos está relacionada a sua localização mas não interfere no serviço que precisa receber. Nos dias atuais  a sua contabilidade consultiva deve ser a extensão da sua empresa

para que seus processos fiquem melhor definidos e também se tem a prevenção de riscos porque diariamente se esclarece dúvidas e aponta possibilidades e no final das contas seu colaborador produz mais porque está junto com a assessoria compartilhando responsabilidades .

 

Como resultado melhor visão da sua marca, automaticamente você tem mais procura e mais lucro.

 

O gestor sabendo ou não o caminho ter tudo em um único lugar para conduzir a sua empresa é muito mais seguro, e além disso  o tempo é curto precisa de braços para ajudar e nada como ter ao lado um mentor para auxiliar o gestor e a equipe  o tempo que  precisarem, ainda mais as empresas que tem muitas trocas de colaborador, precisa estar constantemente fortalecendo sua missão , visão e valores além da rotina e comunicação.

 

Fale conosco

grupo Keeper