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Plano de sobrevivência para as empresas lidarem com o coronavírus

É seguro dizer que essa crise atual não é como nenhuma outra enfrentada pelos proprietários de empresas no passado recente e é certamente assustador tentar resolver todos os problemas únicos que ela apresenta. Dessa forma apresentamos algumas ações que podem fazer a diferença em manter as portas abertas e acalmar seus funcionários e clientes.

1- Faça uma triagem dos gastos

A maior preocupação para a maioria dos empresários, é, como vou pagar minhas contas esta semana, na próxima semana, e quanto tempo isso durará. Obviamente, essa é uma pergunta muito difícil de responder e, além disso, a maioria dos proprietários de empresas enfrenta uma redução de clientes a buscar por serviços.

Crie uma lista de orçamento de fluxo de caixa com custos fixos versus custos variáveis. Os custos fixos geralmente mantêm as portas abertas e devem ser pagos. Crie uma lista de prioridades e tente reservar dinheiro com base no prazo de vencimento.
Analise cortes para custos desnecessários que não estão gerando receita ou protegendo as principais funções de negócios.

2- Medidas tomadas pelo governo de apoio a empresas

No dia 16 de março de 2020, foi feito o adiamento do recolhimento do imposto do Simples Nacional, pelo período de três meses. A medida vai beneficiar, aproximadamente, 4,9 milhões de empresas, que são optantes do regime tributário. O pagamento dos impostos será adiado para o segundo semestre deste ano.

Além disso, serão liberados R$ 5 bilhões pelo Programa de Geração de Renda (Proger), mantido com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A quantia será repassada aos bancos públicos para que eles concedam empréstimos voltados a capital de giro das micro e pequenas empresas.

3- Mantenha a comunicação com seus clientes

Este é um bom momento para se concentrar em seus clientes existentes, fornecer um serviço excelente, manter seus relacionamentos e clientes importantes. Informe qualquer relacionamento importante que você ainda está lá e como pode ser útil.

Por fim, considere novas maneiras de fornecer seu serviço ou produto. Pode ser através de entrega em domicílio, correio ou através de serviços virtuais baseados na Web. Ofereça descontos, se necessário, e pense fora da caixa.

Tem dúvidas? Envie-as para nossa central de informações.

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