3 filmes para tirar lições de empreendedorismo e liderança

3 filmes para tirar lições de empreendedorismo e liderança

Sim! Há poder na aquisição de conhecimentos. Um líder deveria ler de 4 a 5 livros por mês o que lhe traria uma base de conhecimentos e atualização importantes para o bom exercício de sua função. Um líder atento consegue retirar lições e ideias preciosas para o crescimento do seu negócio através de revistas, filmes, músicas, livros, viagens e até conversas cotidianas.

Quando se está com a mente ativa para aprender, sua mente trabalhará de forma tranquila, sem stress, mas produzirá soluções, as vezes em momentos menos esperados. Não é somente na sala de reuniões ou dentro do escritório que devemos esperar que surjam ideias brilhantes. As melhores ideias podem surgir dos momentos mais descontraídos.

Por isso separamos 3 filmes para assistir e se inspirar. Prepare os petiscos favoritos, um bloco de anotações e aproveite!

 

1- Um homem de sorte

 

 

Um filme dinamarquês que surpreende e emociona! Não confundam com o filme americano de mesmo título. Este filme conta a história de um rapaz de uma família religiosa que vive no campo. Indignado com o modo de vida e criação severa do pai o jovem vai embora para a cidade estudar engenharia, rejeitando tudo que o faça lembrar dos ensinos do patriarca.

O rapaz muito intelligente se destaca na universidade e começa a ter amizade com uma família influente. O ponto alto do filme é ver que todos os objetivos dele estão para ser alcançados, está no ponto alto da carreira e noivo de uma apaixonada e dedicada mulher,  quando por orgulho e por não querer estar sob a autoridade de ninguém, sua vida vira de cabeça para baixo. Mesmo com ideias inovadoras será ele capaz de alcançar seus sonhos com tamanha arrogância?

Algumas das lições: 
1- Fique em paz com seu passado para ficar bem no presente;
2- As regras existem por algum motivo;
3- Todos precisamos de um mentor;
4- A partir de uma grande dor pode se criar uma grande ideia.

 

2- O menino que descobriu o vento

 

 

Para líderes e liderados este filme oferece reflexões preciosas.

O filme mostra a insistência de um garoto em continuar a estudar mesmo que seus pais não tivessem dinheiro para pagar a escola e as tentativas constantes em auxiliar seu vilarejo com ideias de suas inspirações conseguidas através dos livros da biblioteca local.

Baseada em fatos reais, William Kamkwamba tinha 14 anos quando construiu a primeira turbina eólica para bombear água para o cultivo de alimentos no seu vilarejo, no Malawi, um dos países mais pobres da África.

As cenas do filme mostram a recusa em aceitarem sua ideia para usar a única bicicleta que tinham para investir no projeto, a forma como consquistou o apoio de pessoas proximas até chegar na aceitação e finalmente concretização com sucesso.

Algumas das lições aprendidas:

1- Se for líder aprenda a ouvir a ideia dos seus liderados, elas podem trazer grande benefício para sua empresa;
2- Tem um projeto? Acredite nele primeiro pra que assim consiga o apoio e investimento de que precisa;
3- Mesmo que seu projeto seja inovador demais, não desista até ter tentado todas as possibilidades de provar que ele será realmente incrível.

 

3- O Diabo veste Prada

 

 

Um filme de 2006 muito divertido de assistir em qualquer época. Andy, recém-formada e com grandes sonhos, vai trabalhar na conceituada revista de moda Runway; sua função é ser assistente de uma chefe exigente e perfeccionista Miranda Priestly. Trabalhar pra ela é um carimbo de competencia no currículo.

Andy se esforça pra atender todos os pedidos de sua chefe, mesmo os mais absurdos. Sua vida passa por uma transformação de imagem e ética fazendo com que ela se  destaque ao custo de perder muitos relacionamentos.

Será que é possível dedicar se ao trabalho sem perder sua real identidade?

Algumas das lições aprendidas:

1- Tenha claro em sua mente a visão e valores da empresa e passe isso aos seus colaboradores;
2- O sucesso vicia, mas não perca a chance de preservar seus relacionamentos reservando tempo para cuidar deles;
3- Há conflito entre seus valores e as exigências da empresa ou cliente? Repense as ações;
4- Tenha uma identidade pessol, assim será mais dificil se perder no meio do caminho.

 

 

Compartilhe:
Entre em Contato