Atendimento:

Das 8h às 18h

Ligue:

11 2382 4814

O que é franquia e porque investir?

Franquia é um método de distribuição de produtos ou serviços. Pelo menos dois níveis de pessoas estão envolvidos em um sistema de franquia: (1) o franqueador, que estabelece a marca ou nome comercial da marca e um sistema de negócios; e (2) o franqueado, que paga royalties e freqüentemente uma taxa inicial pelo direito de fazer negócios sob o nome e sistema do franqueador.

Tecnicamente, o contrato que vincula as duas partes é a “franquia”, mas esse termo costuma ser usado para significar o negócio real que o franqueado opera. Por exemplo o McDonald’s (franqueador) vende a franquia do nome(a permissão para que um empreendedor (franqueado) a utilize dante de uma série de regras para que a qualidade e padrão da marca do franqueador permaneça.

Em uma franquia de formato de negócios, o franqueador fornece ao franqueado não apenas seu nome comercial, produtos e serviços, mas todo um sistema para operar o negócio. O franqueado geralmente recebe seleção de lugares e suporte ao desenvolvimento, manuais de operação, treinamento, padrões de marca, controle de qualidade, estratégia de marketing e suporte de consultoria de negócios do franqueador.

Franquia tem foco em relacionamentos 

Muitas pessoas, quando pensam em franquia, concentram-se primeiro na lei. Enquanto a lei é certamente importante, não é a coisa central para entender sobre franquia. Em sua essência, franqueamento é sobre o valor da marca do franqueador, como o franqueador suporta seus franqueados, como o franqueado cumpre suas obrigações de entregar os produtos e serviços aos padrões de marca do sistema e mais importante, qual a relação que o franqueador tem com seus franqueados.

Franquias tem foco em marcas

A marca de um franqueador é seu ativo mais valioso e os consumidores decidem em quais empresas fazer compras e com que frequência frequentar esse negócio com base no que eles sabem ou acham que sabem sobre a marca.

Até certo ponto, os consumidores realmente não se importam com quem é o proprietário da empresa, desde que as expectativas da marca sejam atendidas.

Se você se tornar um franqueado, certamente estará desenvolvendo um relacionamento com seus clientes para manter sua lealdade, e certamente os clientes escolherão comprar de você por causa da qualidade de seus serviços e do relacionamento pessoal que você estabelece com eles. Mas acima de tudo, eles confiam na marca para satisfazer suas expectativas, e o franqueador e os outros franqueados do sistema confiam em você para atender a essas expectativas.

Franquia, sistemas e suporte

Grandes franqueadores fornecem sistemas, ferramentas e suporte para que seus franqueados tenham a capacidade de cumprir os padrões de marca do sistema e garantir a satisfação do cliente. E os franqueadores e todos os outros franqueados esperam que você administre de forma independente a operação diária de seus negócios, de modo a melhorar a reputação da empresa em sua área de mercado.

Ao selecionar um sistema de franquia para investir, você deve avaliar os tipos de suporte a serem fornecidos e o quanto o franqueador está gerenciando a evolução dos produtos e serviços para acompanhar as mudanças nas expectativas dos consumidores.

Alguns dos benefícios de se investir em franquia são:

  • Começar a trabalhar com uma marca já reconhecida;
  • Seleção de lugares para investir e assistência para desenvolvimento destes;
  • Treinamento para você e sua equipe de gerenciamento;
  • Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Sede e apoio de campo;
  • Marketing e publicidade inicial e contínua.

Como os clientes vêem os sistemas de franquia como uma cadeia de operações de marca, os excelentes produtos e serviços fornecidos por um franqueado beneficiam todo o sistema. O oposto também é verdade.

Franquia é também uma relação contratual. Embora, do ponto de vista do público, as franquias pareçam com qualquer outra cadeia de empresas de marca, elas são muito diferentes. Em um sistema de franquia, o dono da marca não gerencia e opera os locais que atendem aos consumidores seus produtos e serviços no dia-a-dia. Servir o consumidor é o papel e a responsabilidade do franqueado.

O franqueado é responsável pela gestão diária de seus negócios de propriedade independente e benefícios ou riscos de perda com base em seu próprio desempenho e capacidades. Investir em uma franquia ou se tornar um franqueador pode ser uma ótima oportunidade. Mas antes de selecionar qualquer investimento em franquia e assinar qualquer contrato de franquia, faça sua lição de casa, entenda o que o sistema de franquia está oferecendo e obtenha o apoio de um advogado de franquia qualificado.

Conte com o Grupo Keeper. Entre em contato conosco.

 

 

 

Compartilhe:

X
Olá, estamos ansiosos para falar contigo.