Atendimento:

Das 8h às 18h

Ligue:

11 2382 4814

Grupo Keeper

A importância do gerenciamento de risco para sua empresa

Os tempos econômicos incertos dos últimos anos tiveram um grande efeito sobre como as empresas operam atualmente. Empresas que costumavam operar sem problemas com a ajuda de previsões e projeções agora se abstêm de fazer julgamentos de negócios que são definitivos. Agora, as empresas têm um foco renovado: gerenciar riscos.

O risco é a principal causa de incerteza em qualquer organização. Assim, as empresas cada vez mais se concentram em identificar riscos e gerenciá-los antes mesmo de afetarem os negócios. A capacidade de gerenciar riscos ajudará as empresas a agir com mais confiança em futuras decisões de negócios. Seu conhecimento dos riscos que eles estão enfrentando lhes dará várias opções sobre como lidar com problemas potenciais.

O risco pode vir de fontes internas e externas. Os riscos externos são aqueles que não estão sob controle direto do gerenciamento. Estes incluem questões políticas, taxas de câmbio, taxas de juros e assim por diante. Os riscos internos, por outro lado, incluem não conformidade ou violações de informações, entre vários outros.

A gestão de riscos é importante em uma organização porque, sem ela, uma empresa não pode definir seus objetivos para o futuro. Se uma empresa define objetivos sem levar em consideração os riscos, é provável que eles percam a direção uma vez que algum desses riscos aconteçam.

Nos últimos anos, muitas empresas contrataram consultorias especializadas em gerenciamento de risco. O papel dessa equipe é identificar os riscos, elaborar estratégias para proteger-se contra esses riscos, executar essas estratégias e motivar todos os membros da empresa a cooperar nessas estratégias.

Organizações maiores geralmente enfrentam mais riscos, portanto suas estratégias de gerenciamento de risco também precisam ser mais sofisticadas. Além disso, a equipe de gerenciamento de riscos é responsável por avaliar cada risco e determinar quais deles são críticos para o negócio.

Os riscos críticos são aqueles que poderiam ter um impacto adverso nos negócios; estes devem então receber importância e devem ser priorizados. Todo o objetivo do gerenciamento de riscos é garantir que a empresa assuma apenas os riscos que ajudarão a atingir seus objetivos principais, mantendo todos os outros riscos sob controle.

Conte com o Grupo Keeper para gerenciamento de riscos de sua empresa. Entre em contato conosco.

 

Compartilhe:

X
Olá, estamos ansiosos para falar contigo.