Os tempos econômicos incertos dos últimos anos tiveram um grande efeito sobre como as empresas operam atualmente. Empresas que costumavam operar sem problemas com a ajuda de previsões e projeções agora se abstêm de fazer julgamentos de negócios que são definitivos. Agora, as empresas têm um foco renovado: gerenciar riscos.
O risco é a principal causa de incerteza em qualquer organização. Assim, as empresas cada vez mais se concentram em identificar riscos e gerenciá-los antes mesmo de afetarem os negócios. A capacidade de gerenciar riscos ajudará as empresas a agir com mais confiança em futuras decisões de negócios. Seu conhecimento dos riscos que eles estão enfrentando lhes dará várias opções sobre como lidar com problemas potenciais.
O risco pode vir de fontes internas e externas. Os riscos externos são aqueles que não estão sob controle direto do gerenciamento. Estes incluem questões políticas, taxas de câmbio, taxas de juros e assim por diante. Os riscos internos, por outro lado, incluem não conformidade ou violações de informações, entre vários outros.
A gestão de riscos é importante em uma organização porque, sem ela, uma empresa não pode definir seus objetivos para o futuro. Se uma empresa define objetivos sem levar em consideração os riscos, é provável que eles percam a direção uma vez que algum desses riscos aconteçam.
Nos últimos anos, muitas empresas contrataram consultorias especializadas em gerenciamento de risco. O papel dessa equipe é identificar os riscos, elaborar estratégias para proteger-se contra esses riscos, executar essas estratégias e motivar todos os membros da empresa a cooperar nessas estratégias.
Organizações maiores geralmente enfrentam mais riscos, portanto suas estratégias de gerenciamento de risco também precisam ser mais sofisticadas. Além disso, a equipe de gerenciamento de riscos é responsável por avaliar cada risco e determinar quais deles são críticos para o negócio.
Os riscos críticos são aqueles que poderiam ter um impacto adverso nos negócios; estes devem então receber importância e devem ser priorizados. Todo o objetivo do gerenciamento de riscos é garantir que a empresa assuma apenas os riscos que ajudarão a atingir seus objetivos principais, mantendo todos os outros riscos sob controle.
Conte com o Grupo Keeper para gerenciamento de riscos de sua empresa. Entre em contato conosco.