Atendimento:

Das 8h às 18h

Ligue:

11 2382 4814

A importância da contabilidade gerencial no gerenciamento de empresas

Descubra o quanto a contabilidade gerencial irá auxilar o gerenciamento da sua empresa

Na hora de gerenciar a sua empresa, você terá grandes desafios pela frente, entre eles a contabilidade financeira.  Se engana redondamente aquela pessoa que acha que dentro da gestão do seu negócio pode muito bem lidar com as questões contábeis apenas com o seu conhecimento de mundo e que lidar com dinheiro qualquer um pode. Outro erro comum, são empresários (muitos deles de primeira viagem) que possuem receio de confiar a contabilidade financeira da sua empresa na mão de “qualquer um”. O que ao mesmo tempo é bastante comum e muito perigoso.

Em meio a tantas preocupações no que tange ao gerenciamento de uma empresa, se preocupar com as finanças se torna mais uma “sarna para se coçar”, sendo que pode ser um departamento facilmente substituído por uma empresa séria e competente.

Saber que a contabilidade financeira de uma empresa está nas mãos de uma outra empresa especializada, desafogará muitas preocupações de diversos empresários.

  • Funções

São inúmeras as funções que podem ser desenvolvidas dentro de um processo de contabilidade gerencial. Funções que giram em torno da gestão financeira empresariam, mas que abrangem em processos de estudos de mercado interno e externo, a fim de descobrir como reter o máximo de dinheiro de contribuições financeiras e investir cada vez mais para o alavancamento do negócio.

Dependendo da forma de trabalho, a contabilidade pode otimizar o serviço de diversos departamentos interno da empresa parceira, gerando um desafogamento de funções e até mesmo um desafogamento financeiro nos departamentos. Matando assim, dois coelhos em uma única cajadada, já que dará mais qualidade de vida aos funcionários e desafogará o patrão financeiramente.

Algumas ferramentas não financeiras como o Valor Agregado de Mercado e o Valor Econômico Agregado são comumente usadas por esses departamentos financeiros, também.

Então, é importante que a empresa venha procurar uma contabilidade financeira que dê um suporte sério e competentes. São inúmeras empresas que fornecem esse tipo de serviço no mercado, mas é importante que o empresário esteja atento nos diferenciais e o quanto ela conversa com os princípios e valores da sua empresa em questão de foco específico. Faça uma boa pesquisa para não ter nenhum tipo de arrependimento futuro.

  • Competências para o desenvolvimento da contabilidade gerencial

Não só de conhecimento na área financeira e monetária vive um contador. Hoje, com o mercado contábil aberto, os serviços precisam ser específicos e o conhecimento no setor jurídico é essencial para aqueles que trabalham com cargas tributárias e sistemas de pessoa jurídica – maioria esmagadora dos casos.

O profissional de contabilidade precisa estar antenado com o que acontece no mundo, pois qualquer fator social, econômico e político interfere no posicionamento monetário de um determinado lugar, afetando bolsa de valores, moeda, ações e automaticamente qualquer negócio, pois são as empresas, o setor privado, que faz a economia nacional e mundial girar.

Uma linguagem oral e escrita competente e o conhecimento de línguas estrangeiras (em especial o inglês).

Muitas das vezes, o trabalho de contabilidade gerencial envolve toda uma equipe, então, que a empresa contábil tenha os melhores funcionários, os mais produtivos e competentes e que possam apresentar resultados eficazes em todos os aspectos para as empresas que gerenciam financeiramente.

Por fim, não ter medo de tecnologia é fator preponderante para um contador capaz de fazer parte de uma equipe que presta serviços contábeis para a sua empresa. Isso, porque os sistemas de informação integrado virtualmente e agilizam sobremaneira o serviço, através de programas automáticos de análises de dados e afins.

Essas são as competências que uma empresa contábil, através de seus valores e equipe de funcionários, precisa ter para ser escolhida para gerenciar financeiramente a contabilidade de uma empresa.

Compartilhe:

X
Olá, estamos ansiosos para falar contigo.